domingo, 3 de junho de 2018

Saiba mais sobre chocolates.

Feito a partir do cacau, pastoso ou em forma de bebida doce ou amargo. Nativos da América Central já brindavam com bebidas feitas à base de cacau em 1.000 a.C. Os astecas chamavam de tchocolatlOs europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Tem diversas composições que variam conforme a quantidade de gordura e açúcar adicionada. Cada confeiteiro cria a sua temperagem definindo textura e sabores exclusivos. Somente após a Revolução Industrial é que o chocolate ganhou a forma e popularidade, sendo comercializado em todo o mundo.
Em termos nutricionais, é um alimento rico em proteínas, cálcio, ferro, gorduras, magnésio, zinco e vitaminas B1, B2, B3, B6, B12, E e C. Sabe-se ainda que o cacau tem propriedades antioxidantes, muito benéficas para o organismo.
O chocolate é um alimento com propriedades estimulantes, possuindo uma pequena percentagem de cafeína. É também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos, tortas, biscoitos, mousses, sorvetes e outros doces.
É encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o em pó, as barras, formas variadas como os ovos, os bombons, e líquido como o tradicional chocolate quente.

TIPOS EXISTENTES NO MERCADO:

CHOCOLATE PRETO – ou chocolate puro é considerado o mais saudável de todos. É feito somente com os grãos de cacau torrados e açúcar, sem levar qualquer adição de leite. Dependendo do teor de cacau na sua composição, apresenta três variantes: meio amargo (35 a 75% de cacau); amargo (50 a 75% de cacau) ou extra amargo (75 a 85% de cacau). Este é o chocolate mais usado em culinária, assumindo, por isso, também a designação de chocolate de cozinha ou chocolate para culinária.

CHOCOLATE BRANCO – foi inventado na Suíça, após a primeira guerra mundial, mas somente na década de 80 do século XX, foi mundialmente divulgado pela Nestlé. É feito com açúcar, manteiga de cacau, leite e lecitina (emulsionante). Podem ainda ser acrescentados aromas como o de baunilha. Muitos nem o consideram chocolate porque não contém chocolate.

CHOCOLATE DE LEITE – além do cacau (cerca de 25% no mínimo) sua fórmula leva leite pasteurizado ou em pó. No Brasil, é conhecido como chocolate ao leite.

CHOCOLATE EM PÓ – é feito a partir da amêndoa do cacau moída, da qual é retirada a manteiga. Pode ser doce, meio amargo ou amargo, designando-se, nesse caso, cacau em pó. O chocolate em pó doce não deve ser confundido com os achocolatados para dissolver no leite pois estes contêm menor quantidade de cacau e outros ingredientes como açúcar, malto-dextrina, leite em pó e aromatizantes.

CHOCOLATE DE COBERTURA – é muito rico em manteiga ou pasta de cacau, que o torna liso e brilhante. Por isso é usado pelos profissionais na cobertura de bolos, bombons e doces. Há vários tipos de chocolate de cobertura, dos quais se destacam os seguintes: Meio amargo (pasta de cacau inferior a 60%); Amargo (60% de pasta de cacau) ou Extra-amargo (pasta de cacau superior a 60%).

CHOCOLATE DIET – também conhecido como dietético, é feito com massa e manteiga de cacau, leite em pó, vanilina, sorbitol e sacarina (substitutos do açúcar). Com a substituição do açúcar precisam adicionar mais gordura à fórmula, tornando seu valor calórico igual ou maior que o convencional.

CHOCOLATE HIDROGENADO – é mais barato que os demais, porém não tão saboroso. É utilizado geralmente em padarias, confeitarias, docerias e indústrias para cobertura de bolos, doces e pães; tem alta concentração de gordura vegetal  e paladar e consistência de margarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário