quarta-feira, 6 de junho de 2018

Curiosidades sobre bolos.

BOLO  é um alimento a base de farinha assado ao forno. Pode ser doce ou salgado. Os doces são um dos principais componentes das festas, aniversários e casamentos. Quando ornamentados artisticamente ocupam lugar de destaque na mesa. No entanto, também são feitos para servir em lanches ou no café da manhã. A farinha pode ser de trigo, de milho, de batata, maizena ou qualquer outra fécula. Outros ingredientes são o açúcar ou adoçante, ovos, amido, gordura como manteiga ou margarina ou óleo, e um líquido, que pode ser leite, água ou sumo de frutos. Muitas vezes, a massa leva aromatizante e fermento. Os bolos podem ainda ser recheados com sabores diversos. Acredita-se que a elaboração de bolos exista desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras, passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram. O primeiro bolo alto de andares, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568 na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena da França, o bolo tinha mais de 3 metros de altura e dele saiu Ferdinando da Áustria. No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido houve muitas festas com bolos de até 200 kg com 2 metros de altura. As velas usadas nos bolos de aniversário são originadas da Grécia Antiga, das festas de Ártemis  quando evocavam rituais mágicos para fazer pedidos.


BOLO AMANTEIGADO – São saborosos e têm textura fofa. Ideais para serem cobertos com pasta americana ou esculpidos. Sua textura permite acrescentar frutas secas como no bolo inglês, sem que as mesmas afundem.

BOLO INGLÊS autêntico bolo de frutas europeu. Massa ricamente recheada com frutas cristalizadas, uvas passas, castanhas e nozes; recebe um banho de rum que lhe confere sabor e textura inigualáveis. Ideal para comemorações de final de ano.

BROWNIE também conhecido como tradicional bolo americano. De origem duvidosa, foi criado por descuido de um cozinheiro que deixou de adicionar fermento à massa do bolo de chocolate. Servido geralmente acompanhado de sorvete de creme, caiu no gosto dos americanos.

CHIFFON – é uma combinação de bolo amanteigado e bolo esponja. Ao invés da manteiga, adiciona-se óleo, resultando numa massa mais úmida e com textura fofa que pode ser coberta com pasta americana ou ganache por exemplo. Excelente para naked cakes.

CUPCAKE   são bolinhos individuais, servidos em forminhas geralmente de papel e decorados caprichosamente.  A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em "Culinária Americana" por Amelia Simms. No Reino Unido eram chamados de "Fairy Cakes", em português "Bolo das Fadas", e confeitados com cobertura de fondant. Chegaram aos Estados Unidos no século XIX, onde ficaram conhecidos como "Cupcakes" porque todos os ingredientes eram medidos em “cup” que em inglês significa xícara.

GÉNOISE é uma massa de bolo leve e aerada, produzida pelo método da espuma. Chamado de bolo genovês é considerado uma das formas francesas mais clássicas de fazer bolos. Origina-se, na verdade, em Gênova na Itália, de onde vem seu nome “gènoise” em francês. As receitas variam e são enriquecidas com manteiga ou margarina derretida. Com sabor neutro é ideal para ser usado em bolos de camadas.

MUFFIN pequeno bolo ou pão redondo, geralmente doce. Cabe na palma da mão. Comum no Reino Unido, EUA e Canadá onde é servido com grande variedade de sabores, sendo os mais comuns: queijo, chocolate e frutas.

PÃO-DE-LÓ é um bolo diferente dos tradicionais por levar menos ovos. Em Portugal, existem variedades regionais que se tornaram símbolos das regiões de Alfeizerão, de Ovar e de Margaride; existe também uma receita chamada "pão-de-ló à brasileira". É uma massa básica. É leve e aerado. Pode ser recheado com mousse, frutas frescas, geléias, doce de leite, etc. Não suporta o peso da pasta americana.


STOLLEN é o tradicional bolo alemão de natal. Feito com frutas secas ou cristalizadas picadas, nozes e especiarias e coberto com açúcar de confeiteiro ou pralinê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário